cliquetando.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Meus pés estão descascando, o que pode ser?


Contrariando a crença popular, excesso de ácido úrico no sangue não causa descamação nos pés. Na verdade, o excesso de ácido úrico não provoca descamação em nenhuma parte do corpo! A causa mais comum nesses casos é a micose.

Micose nos pés

É muito frequente que você calce os sapatos pela manhã e só vá retirá-los à noite, certo? Os fungos que causam a micose adoram isso! Quanto mais úmido, quente e abafado, mais fácil para eles sobreviverem. Você já reparou que onde aparece bolor nas casas é justamente nos locais mais úmidos e com pouca ventilação? Na pele acontece a mesma coisa.

A micose mais conhecida é o pé-de-atleta. Ela é assim chamada porque os atletas ficam muito tempo de tênis ou chuteiras, transpiram e depois vão para os vestiários, frequentados por muitas pessoas e onde pisam no
chão úmido dos chuveiros. E, na pressa, nem sempre têm a paciência de enxugar direito entre os dedos dos pés. Por ali o fungo se prolifera e pode causar a frieira , que é aquela pequena rachadura que aparece entre ou embaixo dos dedos.

A coceira pode ser discreta, intensa, e em alguns casos nem chega a aparecer. Neste último caso, a pessoa pode ficar com o fungo por muito tempo antes de perceber. Se a micose não for tratada, os fungos podem ir se espalhando pela pele dos pés e até de outras partes do corpo. Há também a possibilidade de contaminar as pessoas do seu convívio, tanto em casa quanto em ambientes públicos como piscinas e saunas.

Existe ainda o risco da erisipela. Esta doença ocorre quando, pela frieira, uma bactéria entra no organismo, causando uma grave infecção da pele. Diabéticos têm maior propensão para pegar micose. Se você frequenta piscina, clube, pratica algum esporte ou vai à academia, previna-se usando sempre chinelos. Seque bem os pés, principalmente entre os dedos, e, finalmente, examine seus pés constantemente.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


O post Meus pés estão descascando, o que pode ser? apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.