cliquetando.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Como tratar as manchas quando as mãos já estão bem envelhecidas?


Sabe quando seu filho lhe pergunta:”Por que a mão da vovó/bisa é toda cheia de pintinhas?”, e você começa a observar e perceber que ela, sua mãe ou sua avó, não gosta do aspecto manchado, enrugado, envelhecido das mãos. A matriarca não usa mais anéis, não esmalta as unhas, e faz de tudo para não chamar a atenção para aquela parte do corpo. Então você se pergunta se não haveria algum tratamento que pudesse oferecer à sua mãe/avó, nessa fase da vida dela, para pelo menos melhorar este aspecto tão entristecido que as mãos adquirem, mas sem interferir nos problemas de saúde que ela já apresenta.

Mancha nas mãos

É importante levá-la ao dermatologista para que juntos os dois elaborarem um plano de tratamento individualizado, respeitando as atividades que realiza, as condições da saúde e o quanto ela ou você podem e querem gastar com isso. Veja quais são as técnicas recomendadas para estes casos:

  • Peelings superficiais combinados , com ácido mais forte nas manchas e mais fracos no restante das mãos, têm uma boa aceitação. Na aplicação, há uma sensação de breves beliscadas durante a aplicação, mas que desaparece em poucos minutos. O pós procedimento é tranquilo e rápido: formam-se algumas casquinhas onde foi aplicado o ácido mais forte, que se soltam em até 10 dias. Além de clarear bem a pele, ao longo das semanas a textura da pele também vai melhorando. Para quem nunca fez nenhum tipo de tratamento estético, é uma boa técnica para dar o pontapé inicial no tratamento. Podem ser necessárias algumas sessões até que se alcance o resultado esperado, e algumas pessoas já se contentam com esse resultado e não querem fazer procedimentos mais profundos. Os retornos são marcados pelo dermatologista a cada três ou quatro meses para novas aplicações , já que novas manchas podem surgir, uma vez que o dano do sol é cumulativo.
  • Criocirurgia associada ao peeling químico é uma técnica que requer a aplicação do nitrogênio líquido, quando as manchas são muito escuras. O procedimento é um pouco mais doloroso, forma uma casquinha arroxeada no local que dura de sete a quinze dias para sair. Também são recomendadas novas sessões ao longo do ano. Assim que as manchas se tornarem mais suaves, pode-se empregar os peelings combinados.
  • Algumas manchas têm relevo, são ásperas. Neste caso elas não são manchas comuns, e sim queratoses, que são muito parecidas com as melanoses, mas por serem mais elevadas, é necessário desbastá-las por meio da radioeletrocirurgia. É um procedimento rápido e a cicatrização se dá entre sete e dez dias. Formam-se casquinhas bem finas, que quase não aparecem. Geralmente se utiliza uma pequena quantidade de anestesia local para conforto da paciente.
  • Luz pulsada e laser Q-Switched já foram abordados no artigo “Como se livrar das manchas de idade das mãos?”, clique para saber mais! Geralmente, depois desta primeira etapa, tanto você quanto sua mãe/avó já vão estar bem satisfeitas. É possível melhorar mais? Sim, em uma segunda etapa, podemos nos dedicar mais à melhora das rugas e do afinamento da pele. Com os procedimentos anteriores já há uma melhora importante, mas o aspecto da pele muito fina, com as veias e tendões salientes, vai requerer cuidados diferenciados.

Pronto: agora é usar o filtro solar e um bom creme hidratante com ativos rejuvenescedores próprios para as mãos, prescrito pelo dermatologista, e voltar nas datas combinadas para manutenção e também para ficar sabendo das novidades que vão aparecendo quando o assunto é rejuvenescimento das mãos.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


O post Como tratar as manchas quando as mãos já estão bem envelhecidas? apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.