cliquetando.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Tipos de Pele


tipos-de-pele-dermatologia-e-saude-350x300

Vários fatores interagem entre si para determinar a aparência final da pele, gerando diferentes necessidades e problemas. Por isso, os melhores tratamentos e produtos indicados para cada pessoa diferem entre si

Quem nunca comprou um potinho de creme num momento de empolgação e o produto simplesmente não deu certo? A avaliação da pele é muito mais complexa do que parece, por isso o creme usado pela amiga em geral não funciona tão bem para você.

Vários fatores interagem entre si para determinar a aparência final da pele, como oleosidade, hidratação, sensibilidade, textura, o modo como reage ao sol e a produção de pigmento. Os problemas, as necessidades e as vulnerabilidades de cada tipo de pele ditam os tipos de produtos, ingredientes e os melhores tratamentos para cada uma delas.

Primeiro fator: Grau de Hidratação

Pele Oleosa x Pele Seca

As células da pele produzem o chamado fator natural de hidratação, que mantém a umidade da superfície, assim como gorduras que envolvem as células da pele formando um filme protetor.

A pele oleosa apresenta-se com brilho aumentado, poros dilatados e é mais vulnerável ao aparecimento da acne. A produção de óleo é afetada pela dieta, estresse e hormônios além claro, da tendência genética.

Pele seca possui aparência opaca e textura áspera. A falta de oleosidade e de água diminui a capacidade de proteção da pele, podendo coçar ou repuxar com facilidade. Fatores hormonais e condições climáticas, como vento, tempo frio e seco, além de banhos quentes e demorados podem piorar a situação.

A pele mista tem características das duas anteriores, com oleosidade, poros dilatados e pontos pretos principalmente na chamada zona T (testa, nariz e queixo), com ressecamento nas laterais da face.

Existe ainda o tipo de pele normal onde os poros não são de tamanho aumentado e existe um equilíbrio entre a oleosidade e a hidratação.

Segundo fator: Sensibilidade

Pele Sensível x Pele Resistente

A pele resistente possui uma barreira efetiva, não permitindo que produtos irritantes penetrem nas camadas mais profundas. Esse tipo de pele raramente pinica, fica avermelhada, irritada, facilitando o uso de produtos cosméticos da rotina diária.

Já a pele sensível não possui uma barreira protetora eficiente, deixando a pele susceptível a vários tipos de reações irritativas. As sensações são de pinicação, coceira, queimação com vermelhidão e até descamação. Tende a reagir a vários estímulos como o frio, ar condicionado, banhos quentes e cosméticos.

tipos-de-pele-dermatologia-e-saude-350x300-1
Pele seca

Estima-se que até 40% das pessoas apresentam pele sensível.

Terceiro fator:Pigmentação

Pele Pigmentada x Não Pigmentada

Refere-se à probabilidade de desenvolver manchas escuras na face ou no corpo após exposições solares, inflamações locais ou outros fatores irritantes.

Traduzem-se por Melasma, Melanoses Solares ou Sardas.

Quarto fator: Textura

Pele Firme x Pele Enrugada

Avaliação da tendência à flacidez e formação de rugas. É decorrente do Envelhecimento Intrínseco, aquele que tem programação genética individual.

A decisão dos produtos e tratamentos mais indicados para você somente pode ser feita após a análise completa de todas as características da sua pele.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos deste colunista zoom in


O post Tipos de Pele apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.