geekiss.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Saiba tudo sobre celulite


A popular celulite (o termo científico é lipodistrofia ginoide) atinge até 98% das mulheres em algum momento da vida, sendo mais comum nas fases em que sofremos modificações hormonais como na puberdade, durante o uso de pílulas anticoncepcionais e também na gravidez.

Os locais mais afetados são bumbum, culotes, abdome e coxas. Trata-se de uma condição crônica e que requer atenção e cuidados permanentes.

Por que a celulite acontece?

A causa da celulite é desconhecida. Há na verdade uma associação de vários fatores, como predisposição genética, alterações hormonais e distúrbios da circulação no local. Estes elementos levam a um tipo de inflamação que forma pontes endurecidas. Elas ligam a pele diretamente ao tecido gorduroso e a puxam para baixo, dando o aspecto ondulado de “furinhos”, conhecido como “casca de laranja”.

Pense em um colchão de molas: é assim que sua pele fica. Além disso, há uma dificuldade de circulação que diminui a chegada de oxigênio e nutrientes e cria um acúmulo de líquidos nas células de gordura. A celulite não aparece somente em quem está acima do peso, mas é agravada pela presença de gordura localizada e flacidez.

Classificação da celulite

Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é apertada.

Grau 2: percebida espontaneamente na pele da paciente em pé ou deitada.

Tudo sobre Celulite
Celulite grau 2 em nádegas.

Grau 3: ao passar a mão sobre a pele, a paciente sente nódulos de consistência endurecida, causados pela formação de fibrose. O local é dolorido quando manuseado.

Tudo sobre Celulite
Celulite grau 3 em nádegas.

Quais são os tratamentos para celulite?

O tratamento da Celulite depende de mudanças nos hábitos alimentares e de vida, sendo que a prevenção do quadro é muito importante e deve ser realizada desde a adolescência.

As orientações alimentares são para se manter o peso, com uma dieta equilibrada, reduzir a ingestão de sal e carboidratos simples (pois fazem pico de açúcar no sangue), adicionar alimentos com poder antioxidante (como as frutas vermelhas, laranja e acerola) além de beber bastante líquido e evitar bebidas alcóolicas.

É importante realizar atividade física regularmente, de preferência associando exercícios aeróbicos com localizados para queima de gordura e combate à flacidez. Procure evitar o uso de roupas muito justas e o tabagismo, já que ambos dificultam a circulação do sangue, o que piora a retenção de líquidos. Os tratamentos em consultório incluem a intradermoterapia, drenagem linfática manual ou mecânica e subcisão.

Podemos contar ainda com o auxílio de aparelhos como os de luz infravermelha, radiofrequência, laser de baixa intensidade ou ultrassom, que estimulam a produção de novas fibras de colágeno, para uma pele mais firme. Além disso, fazem esvaziamento das células de gordura.

E os cremes para usar em casa?

Os cremes possuem diversas substâncias para estimular a circulação, diminuindo a retenção de líquidos. Eles têm a proposta de melhorar a firmeza da pele e auxiliar na formação de colágeno, mas possuem resposta bastante limitada, pois não conseguem chegar às camadas mais profundas da pele e gordura e necessitam de aplicação associada à massagem.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


O post Saiba tudo sobre celulite apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.