estacaogeek.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Tempranillo Blanco?!…


Hoje estive na Mistral para degustar alguns dos mais de 30 rótulos das Bodegas Valdemar, que completa 125 anos e que produzem vinhos em Rioja e em Ribera del Duero, totalizando cerca de 3 milhões de garrafas por ano.

Quem apresentou os vinhos foi o jovem e simpático Diretor de Exportações da bodega, Javier Pérez Bernal, que logo de começo apresentou o gostoso e curioso Inspiración Valdemar Tempranillo Blanco 2013 que custa U$ 49,50 Para minha alegria o vinho não tem adição de leveduras de outras castas ou locais, é feito com suas próprias leveduras, o que garante seu personalidade. Ele lembrou um pouco um Viognier para mim.

Tempranillo Blanco?! Seria a Tempranillo vinificada em branco? não, trata-se de uma mutação genética expontânea da tinta! Foi um presente da natureza para nós! Javier nos explicou:

 

 

A sequência teria ainda os seguintes vinhos:

Captura de Tela 2016-05-03 às 18.32.08

Conde de Valdemar Fermentado em Barrica 2012 que é 100% Viura de Alto Cantábria (sub-região de Rija Alta) e custa U$ 44,90. Este vinho, me contou o Renato Frascino, era o predileto do saudoso Clovis Siqueira para acompanhar um bacalhau (eu discordo pois sou do time dos tintos secos e sem barrica para esse prato). Uma delícia, untuoso, perfumado, ótima acidez. Delícia.

Conde de Valdemar Rosado 2014 de Garnacha 85% e Tempranillo 15%. Fresco e encorpado ao mesmo tempo, ótimo vinho que não tem o estilo provençal, mas de um rosé intenso, na côr e na boca, me surpreendeu como é seco. Isso gostei bastante. Custa U$ 25,90

Conde de Valdemar Crianza 2009, um de meus prediletos, vinho seco, simples, direto, sincero, que não mostra os 15 meses de barrica que tem. com 85% de Tempranillo e 15 % de Mazuelo, o vinho é direto e muito gastronômico. Não muda a voz ao atender ao telefone.

Finca Valdemar Roble 2012 de Ribera del Duero e 100% Tempranillo e cinco meses de barrica, ele foi uma das grandes surpresas do grupo de jornalistas presentes. Não encontrei no site da Mistral.

Captura de Tela 2016-05-03 às 18.32.32

 

 

O Inspiración Valdemar 2010 custando U$ 49,50, com Tempranillo 90% e Graciano 10% e ainda 10 meses de estágio em barricas, é guloso e sedutor, um vinho que agrada mesmo sem comida. Um estilo mais moderno.

Conde Valdemar Reserva 2006 Custa U$ 55,00 e tem Tempranillo e Mazuello. Grande elegância e sedução, um vinho bastante superior aos anteriores. Aliás a Gabriella Monteleone comentou comigo que achava desproporcional a distância de qualidade dele e do Gran Reserva, em relação aos anteriores. Concordei.

Para finalizar uma grande surpresa agradável, pois o Conde de Valdemar Grande Reserva 2005, era esperado por mim como um vinho boladão, com os 85% de Tempranillo e 15% de Mazuelo mergulhados por 24 meses em barricas… Esperava muita madeira e pouca acidez. Quebrei a cara, o vinho estava uma Finesse só, fresco, equlibrado, sedutor e com um balanço inesperado. Delícia que custa U$ 95,50 e merece que você prove um dia. Saúde!

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.