fraseado.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Já ouviu falar da casta Forcallà?


Se há uma coisa que me fascina e seduz é conhecer uma nova casta de uva. Acredita-se que existam cerca de 5 mil castas diferentes no Mundo! Ninguém sabe ao certo, como quase tudo no Vinho… afinal há castas com nomes diferentes de região para região, sendo no fundo a mesma. Porém eu nunca havia ouvido falar desta Forcallà, original de Valencia no Sul da Espanha.

 

 

Seu produtor, Rafael Cambra (Grand Cru) resolveu resgatá-la da quase extinção em 2011 e vem fazendo sucesso com este vinho sedutor e gostoso que tem versatilidade em harmonizar. Vai desde um sanduiche de frios até pratos refinados como um arroz de pato ou um assado de caça. Interessante que por ter poucos antocianos (o que dá côr à uva), a casta resulta em um vinho que lembra no visual um Barolo ou um Ponot Borgonhês, mas não, nem a potência do primeiro nem a elegância do Segundo, mas fica no meio, com um toque aveludado que lembra merlot.

Rafael Cambra, do pequeno povoado de Fontanars dels Alforins, começou suas atividades vitivinícolas em 2001, para justamente valorizar a cultura de seu lugar. Ele é um apaixonado por tradição e história, essas suas videiras de Forcallà têm 55 anos de idade e sua fermentacnao é com as próprias leveduras, o que garante o DNA da planta no vinho, ou seja, seu sotaque é aquele mesmo, não muda a voz ao attender ao telephone. Tem personalidade. Gosto e respeito demais isso em um vinho. Neste caso encontra-se uma rara elegância rústica resultado dessa pouca intervençnao e de uma passage discrete de 8 meses em barricas usadas. Show de vinho.

Rafael Cambra tem ainda em seus vinhedos de solo argiloso-calcário, arenoso e pedregoso e ao sul de Valência, quase chegando a Alicante, outras castas, como Monastrell, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e esta casta autóctone Forcallà. Experimente, aumente sua cultura no vinho.

Encontrei este vídeo no site do produtor. Vale ver. Saúde!!

 

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.