geekiss.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

O Cava Vilarnau por Damiàn Deas I Gual


captura-de-tela-2016-12-05-as-20-00-06

 

O grandalhão e simpático Damiàn Deas I Gual, enólogo e Gerente da Vilarnau, os Cavas da Gonzalez Byass é uma simpatia, me fez lembrar um Anthony Quinn espanhol. Ele adorou o arroz com feijão e farofa de mandioca e até fotografou…

 

captura-de-tela-2016-12-05-as-19-52-25

 

Ele esteve por aqui a convite da Inovini e eu tive o privilégio de estar entre os convidados para provar algumas boas surpresas no Açougue Central. A Inovini importa dois deles, mas na mala do Damiàn vieram outras quatro!!

 

captura-de-tela-2016-12-05-as-18-25-30

 

Vilarnau Brut R$ 98,10 (preço recomendado) de Macabeo (55%), Parellada (40%) Parellada e Xarel-lo (5%). Muito gostosa e didática, pois têm as castas típicas e autóctones deles. Aliás, perguntei ao Damiàn qual a função de cada casta, o que cada uma agrega e ele me contou. Veja:

 

 

captura-de-tela-2016-12-05-as-18-25-48

 

A outra que também vem pela Inovini numa festiva e bonita garrafa é a DELICIOSA Rosé a R$ 104,50 (preço recomendado). Outra coisa interessante é que este Cava (fala-se Cava no masculino heim gente… O Cava), é feito com outra casta autóctone de lá e pouco conhecida que é a Trepat (90%) e Pinot Noir (10%). Um show de espumante.

Aqui entre nós, este preço para você é menor, vai por mim, ligue lá e pechinche. Mas não espalhe… hahahahaaa.

Os outros que não estão no Brasil foram:

Vilarnau Brut Nature Reserva Macabeo (55%), Parellada (30%) e Chardonnay (15%).

Albert de Vilarnau By Miro, Chardonnay (60%) e Pinot Noir (40%), um espetáculo, super classuda, a melhor da seqüência certamente, fina mesmo.

 

captura-de-tela-2016-12-05-as-18-33-00

 

Mas a minha maior surpresa foi pela Xarel-lo Castanyer els Caprices, orgânica e 100% Xarel-lo. Eu nunca havia provado um Cava 100% Xarel-lo e adorei sua personalidade, lembrando cítricos, marmelo, geléia de Mocotó Dona Ica (que o Pagliari insiste que é apenas Ica…), e muito fresca na boca com acidez bem marcada. Tem o toque do Damiàn que fala dela com orgulho. Gravei ele explicando o processo que resgata antigos habitos. Veja:

 

 

Damiàn contou sua trajetória na Valarnau e falou de volumes, impressionante mercado espanhol de Cava que hoje produz 250 milhões de garrafas/ano!!! Imaginem o que é isso, pois o Brasil consome 150 milhões de garrafas de vinho por ano… Veja:

 

 

Fiquei muito feliz por ver que Damiàn tem total conscieˆncia da necessidade da preservação ecológica e transmissão da sinceridade em seus vinhos, se transformaram em biológicos (orgânicos), certificados e mesmo algumas práticas biodinâmicas ele aplica em seu vinhedo (veja no vídeo abaixo). Discutimos muito sobre o tema e sobre os naturais, aos quais ele tem suas cismas, mas sugeri que ele conhecesse meu amigo Lorenzo Valezuela de Barranco Oscuro, tenho certeza que se darão bem… Aproveitei e perguntei que melhorias ele havia sentido em seus vinhos depois que limpou os vinhedos e se livrou dos químicos, veja:

 

Foi um grande prazer conhecer o Damiàn, seu bom humor, sua postura e sinceridade e seus Cavas deliciosos. Grazie Inovini, Grazie Gonzalez Byass, Grazie Vilarnau e Grazie aos meus colegas de profissão que dividiram a mesa comigo hoje. Saúde!!

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.