leopardsandflowers.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Será que a Geração Y vai morrer na praia?


Em 2014, nos EUA, a American Express publicou, na sua página de empreendedorismo e liderança, que a Geração do Milênio (Y) era a mais preparada para empreender de todos os tempos. No mesmo ano, um artigo do Huffington Post mostrou uma pesquisa que afirmava que 60% dessa Geração se auto considerava empreendedora, e 90% estava convencida de que tinha “mentalidade empreendedora”.

Crescendo num mundo com menos fronteiras, sem guerra fria, com menos barreiras comerciais entre países, maior nível de educação universitária e MBA de todos os tempos, viajando mais, usando a internet e com aptidão para relações multiculturais e mentalidade aberta – ufa! – os nascidos após 1980 estavam com a bola toda.

Mas, em artigo publicado neste mês, a revista The Atlantic lança uma provocação com o título “O Mito do Empreendedor do Milênio”, e apresenta dados atualizados e consistentes com um dado assustador: o número de pessoas abaixo de 30 anos que é dona do próprio negócio nos EUA diminuiu 65% comparado com 1980.

Então, o que aconteceu no caminho?

Conforme John Lettieri, do Economic Innovation Group, a Geração Y está a caminho de ser a geração menos empreendedora da história recente dos Estados Unidos. Ele apresentou os dados em um relatório ao Senado Americano em 29 de junho último, afirmando que é preciso estar atento para a o perigo do declínio da dinâmica empreendedora. Os grandes vilões são:

- Alto endividamento da Geração Y com o crédito estudantil.

- Concentração cada vez maior de capital de risco em blocos, dificultando acesso direto.

- Perda de poupança das famílias durante a grande crise de 2008.

- Geração Y com menos imóveis próprios, que possam ser usados como capital para investimento.

E finalmente, um dado interessante da pesquisa para aqueles da Geração X (como eu): a idade média comprovada para um empreendedor de sucesso iniciar um negócio é de 40 anos, quando é considerado o pico da formação e a maturidade aumenta de forma substancial a chance de sucesso – este assunto merece todo um novo artigo.

Todas estas pesquisas e relatórios se referem ao mercado dos Estados Unidos, mas acredito que sempre é possível fazer alguns paralelos interessantes com o Brasil e refletir com atenção. Certamente encontraremos muitas semelhanças. É muito provável que a atual crise que estamos vivendo vai fazer diminuir o número de empreendedores nos próximos anos, por motivos muito similares aos citados acima.

Um pouco da nomenclatura das gerações:

Baby Boomer, é a geração que nasceu após o final da Segunda Guerra Mundial, no período de prosperidade, entre 1945 e 1960. Formaram a cultura de consumo moderna e os Beatniks. O crescimento das cidades trouxe a cultura do subúrbio urbano, com a construção do esterótipo da familia perfeita com casa própria, carro, maquina de lavar roupa.

Geração X, considera pessoas nascidas do início de 1960 até o começo dos anos 1980. O termo foi inventado pelo famoso fotografo Robert Capa para um ensaio fotográfico, e depois foi adotado por sociólogos. Aqui surguram os Hippies e os Punks, a contestação e o final da Guerra Fria.

Geração Y, chamada também de geração do milênio, inclui geralmente os nascidos em 1981 até 1991. Foi a primeira geração a crescer num mundo digital, junto com o desenvolvimento e popularização da internet e da telefonia celular.

Geração Z, Gen Z ou iGeneration, considera pessoas nascidas a partir de 1991 até 2010. É a primeira geração “nativa digital”, ou ainda, a “geração google”.

Ivan Primo Bornes – o fundador e masseiro do Pastifício Primo escreve toda semana no Blog do Empreendedor.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.