cliquetando.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Se você não estiver preparado, sugiro que não abra a sua empresa até você se preparar


Primeiramente gostaria de agradecer pelos comentários positivos recebidos pelos amigos/leitores, pelo primeiro artigo acredito que estou no caminho correto. Quinzena passada apresentei a ideia de criar uma Certificação para quem quiser abrir a sua empresa. Este Selo certificaria que o empreendedor aprendeu em teoria e prática, por x meses de curso, as noções básicas de como abrir e gerir o seu negócio, através de cases reais, preenchimento de reais de planilhas de custos, de acompanhamento de produção, como elaborar um funil de vendas, aprenderia como montar o preço corretamente e poder entender efetivamente o que é um negócio, através de uma vivência real de uma empresa.

Novamente vou exemplificar um case que ocorreu comigo, para mostrar quão serio é você saber montar o preço corretamente. Aprendi montar formação de preço quando abri a minha grife em 1998 e acabei utilizando no meu negócio atual. Há uns 3 anos fiz um curso na ESPM de aumento de performance de lucratividade e gostei tanto que contratei uma consultoria do professor do curso.

Descobri efetivamente que haviam custos embutidos na minha margem de lucro que eu não sabia, e devido a margem em uniformes ser muito pequena, nós estávamos praticamente trocando figurinha. Garanto tranquilamente que pelo menos 60% das micro e pequenas empresas trocam figurinhas. Acham que estão ganhando dinheiro e não estão, acabam entrando em uma roda de empréstimos e financiamentos para gerir o negócio, misturados a pessoas física com a jurídica, compra de casas e carros, que se forem colocar no papel efetivamente não ganham dinheiro, apenas giram com as vendas. E em uma época de crise como esta em que as vendas brecaram, estes casos começam a aparecer em grande escala.

O pessoal do Estadão me perguntou outro dia o que eu queria saber quando comecei o meu primeiro negocio, disse que quando montei a minha primeira empresa a única coisa que eu queria era ficar rico. Eu montei uma confecção sem nunca ter ido em uma. Pensando hoje, parabéns para mim, bem inteligente! A única relação com roupas que eu tinha na época é que minha mãe, que depois trabalhou comigo durante vários anos, era modelista de alta costura, mas fazia uma, duas peças por dia, completamente diferente de ter uma confecção.

Deixo aqui a Dica 1 que considerei um grande erro meu. Eu deveria ter trabalhado em uma confecção, de preferência uma que pudesse ser uma referência de qualidade, de vendas, por pelo menos 6 meses, onde conseguiria ter tido uma visão geral do que é o negócio. Eu teria tido a oportunidade de analisar o que era uma confecção, pontos fortes e fracos, conheceria os processos, entenderia o fluxo, até para poder identificar se era aquilo ou não que eu gostaria de fazer pelos próximos anos da minha vida, inclusive para investir o pouco e único capital que tinha na época.

É muito engraçado que quando você está definindo que será Empreendedor, vem um espírito de Super Homem (imagino que de Mulher Maravilha para as mulheres) que parece que nada vai dar errado, tudo vai dar certo. É uma coisa forte, do tipo eu posso, que acho muito bacana, fundamental, mas é exatamente isso que quero mostrar. Precisa muito mais que isso, somente ser Super Herói não vai salvar a sua empresa de uma má administração.

Vou exemplificar um case real de uma amiga, ela era gerente de um fornecedor e havia trabalhado com ele por uns 30 anos. Quando se aposentou e recebeu uma indenização de R$ 500.000,00. Em vez de ficar com o dinheiro aplicado, relaxar, viajar, descansar, ela resolveu empreender, montando um mercadinho delivery em um bairro nobre de São Paulo.

Um ano depois me ligou dizendo que havia perdido todo o dinheiro no mercado e estava precisando voltar a trabalhar porque ainda tinha R$ 70.000,00 de divida a pagar, ela deveria ter uns 64 anos de idade na época…

Eu fico muito triste de escutar isso, imagina que situação. Ela não tinha o conhecimento e habilidade de tocar um mercadinho delivery, sabia gerenciar uma loja de roupas, mas isso não garantiu que conhecesse a parte financeira, tributária, formação de custos, marketing para uma micro empresa, pois esses departamentos com certeza alguém, que não era ela, eram responsáveis na empresa que trabalhou por tantos anos.

Se ela tivesse montado uma loja de roupas, negócio que administrava e tinha conhecimento, poderia ter tido um outro resultado.

Voltando a Certificação, a proposta seria ensinar na prática como montar o negócio desde o começo, antes de abrir a empresa. O papel aceita qualquer número e estratégia, mas o passo número 1 seria montar um Business Plan. Ajuda a pensar no negócio antes que ele exista, dar um cheiro do que pode ou não acontecer. Além disso, você seria estudado psicologicamente se tem condições de ter o próprio negócio, quais as suas habilidades, no que você é realmente bom. Existem testes que conseguem entender até onde vai, se consegue viver sobre pressão, se tem resiliência ou não.

Iremos estudar como encontrar um ponto que tem probabilidade de vendas, com a ajuda de profissionais, como administrar uma reforma, várias pessoas já acabam com todo o seu dinheiro na reforma de sua loja, do seu salão de beleza, ou do seu escritório, esquecendo que terá que ter uma reserva de capital de giro por 6 meses para pelo menos cobrir os seus custos caso não explodam as vendas inicias, compra de matéria prima | primeiro estoque, dentre outros.

Depois iremos entender como trazer Cliente para o seu negócio, como deverá separar a Pessoa Física da Jurídica. Esse é mais um dos principais problemas das micro e pequenas empresas. O dinheiro que fatura não é seu, você terá que pegar uma parte se der lucro, amanhã pode não vender. É sério, experiência própria também!

Já ouvi pessoas dizendo que se forem pensar em tudo isso não abrem a empresa. É exatamente nesse ponto que eu queria chegar, sugiro de coração NÃO ABRA a sua empresa neste momento. É melhor deixar a sua reserva guardada, se preparar para poder abrir corretamente, com conhecimento, com capital, com segurança pois será muito mais fácil de fazer o negócio dar certo e consequentemente diminuiremos o índice absurdo de 70% que quebram em 3 anos.

É muita gente infeliz, com dívidas, com poucas chances de virar o jogo. Eu fiquei com o meu nome sujo por muitos anos, sujei o nome do meu pai, da minha mãe, a sorte que o cachorro não tinha CPF, pois se tivesse tinha ido também.

Estude, aprenda, entenda e chegue na conclusão se você realmente quer abrir o seu negócio.

Esteja preparado, não seja aventureiro, custa muito caro. Vale dizer que temos grandes casos de sucesso, não é tudo que dá errado, mas estatisticamente é muito pequeno este número. Quantos Lemann, Andre Esteves, Marcell Teles, Sucupira temos hoje no Brasil?

Existem alguns com certeza e eles tem todos os méritos de terem chegado lá, pois é muito difícil fazer o seu negócio dar certo. Nas é necessário estar entre os maiores bilionários do Brasil para poder ser/estar realizado. Temos muitas micro empresas bem administradas, que dão lucro. O empreendedor tem as informações em sua mão, por isso que o meu objetivo com este Blog é poder ajudar as pessoas a estarem preparadas pelo menos para passarem por estes 3 primeiros anos de vida do seu negócio, estarem vivas, seguras do que estão fazendo para poderem dar sequência ao seu voo maior.

Quem quiser mandar a sua história pode mandar para mim, será um prazer poder compartilhar blogsergiobertucci@hotmail.com

SERGIO BERTUCCI : MBA na vida de Empreendedor com muitos acertos e erros; já são 20 anos, quase quebrei 2 vezes, uma por falta de pedido e outra por um pedido muito grande. Sócio-fundador da STAR THINK UNIFORMS, membro Internacional da ENDEAVOR, com muita vontade de poder ajudar os Empreendedores a fazerem direito e crescerem o seu negocio.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.