cliquetando.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

As lições das Artes para um líder tomar suas decisões


Um dos maiores desafios da liderança, sem dúvidas, é o processo decisório, principalmente quando este é realizado em grupo. E, em tempos adversos como os que vivemos hoje, poucos líderes querem se expor ou se responsabilizar por uma tomada de decisão errada. Dependendo do caso, concordar com a maioria poder parecer mais conveniente e menos arriscado, mas não passa de uma falsa sensação de estabilidade.

Para explorar este assunto em programas de desenvolvimento de líderes, costumo recorrer às inspiradoras lições que podemos extrair das artes, que são sempre potentes alavancas para estimular o desenvolvimento de pessoas e profissionais, fazendo que descolem da realidade e oxigenem seus pensamentos.

A peça Doze homens e uma sentença, que também é encenada em um filme clássico, retrata o processo decisório e ilustra a necessidade de um líder ouvir a todos. Trata de um jovem acusado de ter matado o próprio pai e, quando ele vai a julgamento, doze jurados são responsáveis por decidir sua sentença. E então vem o “efeito manada”, quando a maioria vai para um lado e a pressão do grupo é para que os minoritários cedam e acatem o desejo ou a percepção da maioria. Tanto na peça como no filme, um único dissidente acaba pondo em dúvida o acerto de uma decisão que parecia inevitável e o questionamento traz muitas luzes sobre o que parecia ser óbvio.

Outro belo exemplo é a pintura clássica O Julgamento de Páris”, cujo tema inspirou vários artistas e que mostra o rapaz Páris instado a escolher de três deusas a mais bonita. Processo decisório também fascinante, assim como as consequências da escolha, os benefícios da escolhida e os ciúmes despertados pelas que são preteridas.

Criar o melhor processo para tomar decisões em uma empresa é um desafio constante e é essencial entender como isso é feito em cada empresa para que os líderes possam aperfeiçoá-lo, sempre ouvindo diferentes perspectivas por mais absurdas que pareçam à primeira vista e analisando sempre as consequências de cada uma das decisões tomadas.

O maior problema de alguns líderes é que não se expõem, têm receios e nem sempre são assertivos em suas posições. Alguns capitulam muito aos desejos dos CEOs, CFOs e outros do primeiro escalão das empresas. Ainda não se posicionaram e tendem a embarcar no status quo da empresa por questões de sobrevivência pessoal no cargo.

Independente do cargo que você ocupe, é importante que busque desenvolver sua habilidade de tomada de decisão. Sugiro que assista esse filme e observe também o quadro, e perceba que saber questionar é uma competência a ser adquirida.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.