leopardsandflowers.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Temer anuncia propostas: o foco é reduzir o endividamento


Temer anuncia propostas: o foco é reduzir o endividamento

Depois da tempestade causada pela gravação onde o senador Romero Jucá conversava com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que resultou na exoneração de Jucá do ministério do Planejamento, Michel Temer e sua equipe econômica divulgaram as primeiras medidas para conter os gastos públicos.

O sentimento do mercado foi tímido. Enquanto alguns consideram um primeiro passo necessário para ganhar a confiança do congresso e opinião pública, outros consideravam as medidas extremamente tímidas, e um terceiro grupo reagiu com ceticismo, visto que algumas medidas necessitarão da anuência do congresso nacional para que entrem em vigor.

Acompanhe abaixo as propostas do governo Temer, extraídas do Jornal Valor Econômico:

Temer anuncia propostas: o foco é reduzir o endividamento

Opinião do analista

Segundo o analista de investimentos Roberto Indech, da Rico.com.vc, as medidas anunciadas ontem pelo Presidente Michel Temer mostram que este novo governo já promove mudanças que visam o longo prazo, especialmente pela preocupação quanto a limitação de gastos, medida esta, que deve ser enviada nos próximos dias através de uma proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso para aprovação.

Ademais, deixou-se claro a real necessidade de venda de ativos, como no caso da provável extinção do Fundo Soberano do Brasil, o que já gerou pressão sobre as ações do Banco do Brasil e que podem continuar sendo pressionadas no curto prazo, devido ao valor de cerca de R$1,7 bilhão em ações ou 3,7% do capital do banco estatal, inseridas neste fundo.

Já a regra que excluiria a necessidade da Petrobras de participação de no mínimo 30% nos projetos exploração nos campos de petróleo, já passou no Senado. Agora fica a expectativa de quando a Câmara dos Deputados, em meio a um imbróglio na sua presidência, conseguirá votar essa proposta, que também visa não onerar ainda mais uma empresa já altamente endividada, e abre a possibilidade de participação de outras empresas do setor.

No entanto, no que realmente o mercado está centrado é nas reformas estruturais, como no caso da Previdência, que sem dúvida será um dos pontos chaves deste governo. Outro fator preponderante, ao que tudo indica, deverá vir com a inclusão de novos ou elevação de impostos ou até mesmo a recriação da CPMF, para cobrir o rombo deixado pela gestão anterior.

A venda de demais ativos, eventuais concessões em infraestrutura, cortes de subsídios a alguns setores, a clareza nas propostas enviadas ao Congresso e atuação da base política para aprovação destas reformas impopulares, continuarão sendo acompanhadas de perto. E, apesar de terem passado pouco mais de 10 dias deste novo governo, a cobrança certamente continuará forte, especialmente sob uma nova equipe econômica, altamente competente.

Mercado financeiro

Ainda aguardando os próximos passos do congresso em relação à meta fiscal e a receptividade as medidas propostas por Temer e sua equipe econômica, o mercado continua com as atenções voltadas para o mercado interno.

O mercado também está de olho na possível indicação de José Serra, que deixaria o ministério das Relações Exteriores e ocuparia a vaga deixada no planejamento por Romero Jucá. O senador Renan Calheiros, presidente do Senado é um dos defensores dessa mudança.

O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de valores de São Paulo,  operava às 12:04, em alta de +1,67%, com 50.170 pontos, enquanto o dólar subia +0,48% negociado por R$ 3,59.

Foto: Beto Barata/ PR/ Fotos Públicas

------
Este artigo foi escrito por Redação Dinheirama.
Nossos editores selecionam as notícias mais importantes e que influenciam o seu bolso. Sugestões: contato@dinheirama.com
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.