geekiss.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose


Acreditem se quiserem, mas é real. Eu gravei um vídeo de receita.
Tipo, finalmente!
Eu devia ter tirado uma foto de como estava minha cozinha/sala enquanto eu gravava esse vídeo. Definitivamente, isso da um trabalho danado. Admiro ainda mais os produtores de conteúdo do YouTube depois dessa empreitada.
Na última viagem, para os EUA, eu aproveitei para comprar um set de iluminação lá fora, já que o preço em comparação com o que eu achei aqui era gritantemente diferente. E lá fora, a qualidade era melhor. Então, minha casa passou algumas horas em uma bagunça completa, com as lâmpadas viradas pro teto, os cabos por todo o lado, os tripés de câmeras no caminho… ir fazer xixi, por exemplo, era quase como brincar de chão-lava.

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose
Eu fiz o melhor que eu pude na gravação, considerando que não tenho expertise, nem tinha ajuda. O Sr. Namorado não pôde ajudar nesse dia. O resultado final me deixa feliz, mas não acho perfeito – e é claro que não é. Mas passei muito tempo sem gravar vídeos, que eu tinha tanta vontade, porque temia que fosse ficar aquém do que eu acho bom e benfeito.
Mas uma hora eu pensei: se eu nunca fizer, eu nunca vou saber fazer.
É prática, é aprimoramento. Preciso fazer, nem que seja capenga, pra poder melhorar aos poucos. Espero que vocês me acompanhem nessa aventura.

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose
O plano é conseguir gravar mais vídeos até, com a prática, eu consiga tornar uma rotina e costume. E daí sim esse canal decola. Tenho ideias de mais do que apenas receitas, mas coisas sempre voltadas à comida em geral no canal do Cupcakeando. Portanto, se vocês tiverem ideias de o que gostariam de ver em vídeo do Cupcakeando, deixa nos comentários do blog ou do vídeo no YouTube que eu vou ler, é claro, todos.
Então, acompanhem o vídeo junto com a receita logo abaixo, com todas as quantidades de cada ingrediente e o passo a passo bem descrito. Ah eu não me gravei nem aparecendo e nem falando, vamos com calma, ok? Vou atrás de um microfone para isso, agora :)

 

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose
Rende: 12 cupcakes

Massa
1 xícara (236ml) de água
1 colher de chá de vinagre
1/4 xícara + 2 colheres de sopa (80ml) de óleo
3/4 xícara (75g) de açúcar
1 colher de chá de baunilha (opcional)
1/4 colher de chá de sal
raspas de 1 limão siliciano
1 1/4 xícara (140g) de farinha
2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
3/4 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato
150g de mirtilos
1 colher de sopa de farinha

Cobertura
2 claras
1/2 xícara (110g) de açúcar
1/2 colher de chá de cremor tártaro ou 3 gotinhas de suco de limão (opcional)
mais raspas para decorar

1 – Para a massa: ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, misture a água, o vinagre, o óleo e a baunilha, se usar. Acrescente o açúcar e misture bem com um fouet.
2 – Adicione as raspas de limão e misture bem.
3 – Acrescente a farinha, o amido, o sal, o fermento e o bicarbonato. Mexa bem com um fouet até que esteja bem incorporado e uniforme. Não precisa bater muito para não solar a massa.
4 – Em outra tigela, misture os mirtilos com a colher de sopa de farinha até que fiquem cobertos.
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo 2/3 de cada uma. Em seguida, coloque mirtilos em cima de cada cupcakes. Eu coloquei uns 5 ou 6 em cada um. Dê uma leve pressionada nos mirtilos para que “entrem” na massa líquida, mas sem mergulhar completamente.
6 – Asse os cupcakes por 12 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Retire da fôrma e espere chegar em temperatura ambiente enquanto faz a cobertura.
7 – Para a cobertura de merengue suíço: coloque água em uma panela que sirva para apoiar a tigela da sua batedeira por cima. Se você não tem uma tigela que possa ir ao fogo assim (ou seja, se ela for de plástico eu não recomendaria hahaha), melhor fazer outra cobertura – daí procure uma sem lactose também para manter o objetivo da receita!
8 – Ligue o fogo na chama média para baixa, coloque a tigela por cima e adicione as claras e o açúcar. Se usar o cremor ou o suco de limão, coloquei junto também. Misture com um fouet o tempo todo – a ideia é cozinhar as claras com o açúcar lentamente, sem que virem claras mexidas, portanto não pare de mexer. Se achar que está quente demais, diminua o fogo. A temperatura certa a alcançar é entre 78˚C e 81˚C, mas se você não tiver um termômetro de cozinha, pode testar se está pronto pela consistência (como o vídeo mostra, fica mais branca, uniforme e brilhosa) e mergulhando dois dedos na mistura e sentindo se ainda há grãos de açúcar. Se não sentir nenhum, está pronto!
9 – Quando ficar pronto, remova a tigela do fogo e imediatamente leve para a batedeira, para bater até virar merengue. Ligue na velocidade média-alta. O ponto do merengue é quando ele forma picos firmes que não abaixam. Ou virar a tigela e ele não cair, mas cuidado com esse teste, hein hahaha.
10 – Coloque em um saco de confeitar e decore seus cupcakes. Depois salpique com mais raspinhas para ficar bonitinho.

O bico usado não tem marca, mas é um pitanga aberto com diversos dentinhos voltados para dentro. Na dúvida de como fazer uma voltinha perfeita, assista ao outro vídeo do Cupcakeando: voltinha perfeita.

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose

Cupcakes de limão e mirtilo, sem lactose
O que acharam do primeiro vídeo com receita de cupcake completa? Deixe aqui seu feedback e dicas pra mim, quero melhorar sempre é claro! :)

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.