gamesquad.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Hamburguinhos de lentilha e cebola


Eu não sou vegetariana, como vocês devem imaginar depois da salada de bacon que postei aqui. Eu como carne, apesar de não ser fã de carne de boi ou porco, mas consumo frango sem problemas. E, principalmente, sou apaixonada por peixes e frutos do mar, com especial atenção pros camarões.
Passei bons 25 dos meus 28 anos de vida comendo uma dieta brasileira: arroz e carne (minha mãe tentou o feijão, mas eu nunca gostei e, logo que pude começar a escolher o que ia pra dentro da barriga, cortei esse barato). Foi somente quando eu vim morar sozinha, dois anos atrás, que comecei a explorar novos sabores e um estilo de alimentação mais variado.
Não que mamãe não oferecesse variedade em casa. Aliás, almoço na minha casa parecia self-service. A questão era que eu era uma fresca mesmo.

Hambúrgueres de lentilha e cebola
Buscando comer o que eu antes evitava, eu conheci um mundo de possibilidades que não incluem carne, mas contém a mesma quantidade de proteína. Agradeço também à minha nutricionista, que trabalha com dietas vegetarianas e veganas voltadas para o esporte, então entende bastante do que é uma alimentação balanceada e sem carne.
Juntando tudo isso, já faz mais de oito meses que eu tenho consumido bem menos carne do que durante meus 25 anos de vida na casa de mamãe. Repito: não sou vegetariana, apenas tenho tanta variedade de outras proteínas que consumo muito pouco de bichinhos mortos.

Hambúrgueres de lentilha e cebola
Sou da política da minha nutri: você tem que se sentir bem com seu corpo. Desde que diminuí a quantidade de carne, parece que meu corpo se ajustou melhor nas exigências diárias de energia. Não me sinto mais pesada no fim do dia e percebi um aumento na minha motivação mental e física. E nos dias que eu me excedo na carne, especialmente a vermelha – quando vou à churrascaria, ou como um hambúrguer gourmet –, o dia seguinte é descrito apenas pela palavra “trono”. Parece meu corpo me castigando e dizendo “depois de comer tão bem, tão bonitinha, sério que você ta me fazendo digerir isto aqui?!”. Desculpa, corpo.
Como quero estar de bem com ele, sigo com essa comilança saudável, achando receitinhas vegetarianas ou veganas pra acrescentar no dia a dia. Esse hambúrguer de lentilhas e cebolas é minha releitura do hambúrguer do Tempero Alternativo. Foi a primeira vez que acertei o hambúrguer de lentilha, graças ao blog do André. Acrescentei o ovo e diminui a quantidade de aveia, para aumentar a proteína e diminuir o carbo da receita. Logo, ficou vegetariana. Mas se quiser a versão vegana dela, é só seguir a receita padrão do André! :)

Hamburguinhos de lentilha e cebola
Rende: 5 unidades do tamanho da palma da mão

1 xícara (150g) de lentilha cozida (mais ou menos 1/2 xícara de lentilha seca)
1/2 xícara (50g) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (70g) de cebola picada em quadradinhos bem pequenos
1/4 colher de chá de açafrão
1/4 colher de chá de pimenta caiena
uma pitadinha de cravo em pó
1 ovo
1 colher de sopa de azeite
mais azeite para fritar os hamburguinhos

1 – Essa receita é muito fácil e rápida. Em uma tigela, misture todos os ingredientes com uma colher. Eu usei a mão mesmo, gosto de me sujar.
2 – Coloque metade da mistura em um processador de alimentos, pequeno ou grande, ou até no liquidificador. Bata até obter uma pastinha. Devolva a mistura para a tigela e mexa bem para que fique uniforme. A ideia é ter pedaços de lentilha inteiras, que dá uma crocância maior pros hambúrgueres.
3 – Modele os hamburguinhos do tamanho da palma da mão. Use um pouco de água nas mãos para que eles não grudem muito. Frite com pouco azeite em temperatura média-baixa, por uns 6 minutos de cada lado. O ponto certo é quando você consegue virar e ele está firme. Fica levemente tostadinho, eu acho uma delícia. Coloque no seu pão de hambúrguer com alface, tomate, molho, o que você quiser. Ou coma puro mesmo, como eu fiz alguns dias, evitando o carboidrato do pão pra dieta permanecer.

Hambúrgueres de lentilha e cebola
Eles nasceram para hambúrgueres, mas eu confesso que os como puros, como um tipo de panqueca gordinha. Como se fosse aquele peito de frango grelhado que acompanha a saladinha, mas na verdade é lentilha. E é uma delícia!

Como é a sua dieta? Você é vegetariano ou vegano?

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.