recantododragao.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Cupcakes de café e mel com buttercream de café e merengues


A Kaza Chique é uma das lojas com produtos de confeitaria que eu costumo recomendar aqui no blog. Lá, você encontra produtos de casa e cozinha em geral, incluindo de confeitaria. Além disso, a loja ainda oferece cursos de cozinha e organização de casa. E quando eu digo cursos, eu quero dizer MUITOS. Sério, eles têm uma lista gigantesca de cursos já programados. Toda vez que eu pego o panfleto com os cursos e datas, eu fico assustada com a quantidade e variedade.
As opções são muitas e os professores são ótimos! Eu mesma fiz um curso profissionalizante de confeitaria lá, em busca de mais conhecimento, e recomendo. É uma ótima oportunidade de fazer contatos e conhecer ao vivo técnicas de confeitaria que às vezes a gente tem até medo de tentar em casa.

Cupcakes de café, buttercream de café e merengue de café.
Pra provar que tem um monte de coisa linda na loja – incluindo pratos e louças –, as fotos desse cupcake tem itens que você pode encontrar lá! Esses dois pratos – azul turquesa e laranja – e o belo pratinho branco em cima, estão disponíveis na loja. Eu teria os dois pra sempre aqui pra servir meus convidados com cor e vibrância na mesa. E pra combinar com o sabor do cupcake: essa cafeteira italiana linda na foto também está na loja. Pessoalmente, eu acho super chique fazer café nela, não sei vocês, hahaha.

A Kaza Chique fica na 102 norte, em Brasília (DF). Fica virada para os hospitais e é uma loja grande, não tem como errar. Mas se você for de outro estado, dá pra comprar pelo site ou entrando em contato com a loja. Dê uma olhada nas coisas lindas e bacanas que eles têm lá! :)

Cupcakes de café, buttercream de café e merengue de café.
Esses cupcakes não têm lactose na massa. Fiz de presente de cinco anos de namoro para o Sr. Namorado, maravilhoso. Te amo, meu amor. O buttercream tem manteiga, é claro, portanto não acho que posso chamar de cupcake sem lactose. Ficou uma DELÍCIA. Sério, eu achei um dos melhores cupcakes que já fiz pra esse blog. A massa é incrível e merece ser feita pura, pra um bolo da tarde também.

Cupcakes de café e mel com buttercream de café e merengues
Rende: 10 cupcakes

Massa
1 1/2 colher de chá de café instantâneo (granulado)
1/2 xícara (120ml) de água fervente
4 ovos, separando claras e gemas
1/3 xícara (65g) de açúcar
2 1/2 colheres de sopa (35ml) de óleo
1/3 xícara (115ml) de mel
1 1/2 xícara de farinha
pitada de sal
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de cravo em pó

Cobertura
1/2 receita de buttercream de merengue italiano (IMBC)
2 colheres de chá de extrato de café (ou essência)

Merengues, ou suspiros, de café para decorar
1 clara
1/4 xícara de açúcar
pitada de cremor tártaro ou duas gotinhas de suco de limão
1 colher de chá de granulados de café instantâneo, quebradinhos até virar uma farinha

1 – Ligue seu forno em 160˚C. Para a massa: misture o café granulado com a água fervente. Dissolva bem e reserve para esfriar.
2 – Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar até que fique uma mistura mais clara. Adicione o óleo e o mel e bata novamente para incorporar tudo.
3 – Peneire a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato e o cravo em pó em outra tigela. Alterne a adição desses secos com o café dissolvido às gemas batidas, misturando para incorporar tudo mas evitando bater demais pra não desenvolver o glúten e solar a massa.
4 – Bata as claras até atingirem ponto de neve e as adicione em três partes à massa, misturando com uma espátula com movimentos envolventes. A ideia é não deixar a massa desinflar todas as bolhinhas maravilhosas de ar das claras, então faça direitinho e devagar!
5 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 15 minutos, até que os cupcakes estejam coradinhos e um palito inserido no centro de cada um saia limpo.
6 – Para a cobertura, basta seguir as indicações da receita no link acima e, no final, adicionar o extrato ou essência de café.
7 – Para os merengues: aqueça seu forno até uns 100˚C ou o mais baixo possível. Se seu forno não tiver uma temperatura muito baixa, quando assar os merengues, deixe a porta entreaberta com a ajuda de uma colher de pau. Cubra uma assadeira com papel manteiga.
8 – Bata a clara por alguns segundos até que ela aumente de tamanho e crie bolhinhas. Acrescente o açúcar, o cremor (ou limão) e o sal e bata em velocidade máxima até chegar ao ponto de merengue. O ponto é quando você levanta o batedor e o merengue faz um bico que permanece pra cima. Se você virar o pote, ele não vai cair. Pode testar.
9 – Acrescente metade do granulado de café e misture com uma espátula, delicadamente.
10 – Coloque em um saco de confeitar com o bico da sua preferência (eu usei um redondo comum) e faça seus merengues em cima do papel manteiga. Salpique o restinho do granulado de café por cima e leve para assar por 50 minutos no mínimo. Sim, demora, porque merengue é pra secar aos poucos. Dependendo do tamanho dos seus merengues (os meus tinham o tamanho de uma colher de sopa), podem levar mais um tempinho pra secar, é claro.
11 – Decore seus cupcakes com o buttercream e finalize com o merengue. Se quiser mais crocância, quebre alguns merengues e salpique por cima também. Ma-ra-vi-lho-so.

Cupcakes de café, buttercream de café e merengue de café.
Por favor, não recheie este cupcake. É sério, gente, vamos começar a aproveitar o sabor da massa. Essa aqui é tão incrível, com o mel, os cravos, o café, a fofura das claras em neve… não tem motivo pra rechear, de verdade. Prometo!
O bico usado na decoração é o 2F da Mago.

Disclaimer: a Kaza Chique e o Cupcakeando fizeram uma parceria para o uso dessas louças no food styling das fotos. O post constitui a minha honesta opinião e eu jamais colocaria aqui um produto, serviço ou loja que eu não fiquei satisfeita ou que eu não goste pessoalmente.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.