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Mamão: fonte de fibras e vitaminas


Quando se pensa no café da manhã, a primeira fruta que vem à cabeça é o mamão. Optar por consumi-lo em lanches ou vitaminas é uma ótima decisão, pois ele traz inúmeros benefícios à saúde.

Atualmente cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais, o mamão já era bastante apreciado pelos povos locais da América Central, de onde é nativo. Os espanhóis tiveram contato com a fruta no Panamá durante o século 16. Suas sementes foram distribuídas em diversos locais do mundo, como África e Índia, o que a tornou uma das frutas mais apreciadas em todo o planeta.

Entre os produtores mundiais destacam-se a Nigéria, o México, a Índia, a Indonésia e o Brasil. Já na exportação, o Brasil, o México e a Malásia lideram a lista. A partir da década de 1970, com a introdução de novas tecnologias para o melhoramento do solo, a comercialização da fruta se expandiu e ajudou a aumentar a aceitação da fruta pelos consumidores nacionais e internacionais. A produção nacional da fruta é alta, com o estado da Bahia como maior produtor, seguido pelo Espírito Santos e Minas Gerais.

Atualmente, as principais variedades do mamão comercializadas são: formosa redonda, formosa comprida,golden, calimosa (híbrido de formosa e golden) e sunrise solo, conhecido também como havaí, papaya ou amazônia.

Benefícios

Para quem faz atividades físicas, o mamão é um ótimo aliado, pois aumenta a resistência física, combate a fadiga e tem propriedades tonificantes. “Ele atua no organismo de forma geral e na integridade da pele e das mucosas, inclusive na visão, no crescimento e desenvolvimento das crianças”, comenta a nutricionista Samantha Freund.

O mamão é rico em vitaminas A, C, B (B1, B2 e B5), cálcio, potássio, ferro, fibras e possui baixa quantidade de calorias, cerca de 40 em 100 gramas. “A fruta é ótima cicatrizante e tem carotenoides, substâncias relacionadas às funções antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e diminuem o risco de doenças degenerativas como o câncer e doenças cardiovasculares”, acrescenta a nutricionista.

O consumo do mamão deve fazer parte de uma dieta balanceada. “Por ser uma ótima fonte de vitaminas e minerais, recomenda-se a ingestão de três a cinco frutas por dia. Sua grande quantidade de fibras o enquadra como um alimento laxativo e por isso seu consumo deve ser evitado ou suspenso quando se apresenta quadro de diarreia”, lembra a Freund. Para quem sofre com gastrite, a papaína, enzima presente no mamão, ajuda na digestão e regulação do intestino, apesar de não curar a inflamação sozinha.

Além de in natura, a fruta pode ser consumida em sucos, vitaminas, saladas de frutas, sobremesas, refogados e até no preparo de carnes. Sua casca pode ser utilizada para fazer bolos, compotas e geleias, mas é importante lavá-la bem para diminuir os resquícios de agrotóxicos.

A nutricionista Samantha Freund dá algumas dicas para manter uma alimentação saudável e balanceada:

  • Na hora das refeições, opte por pratos coloridos. Além de terem um aspecto masi agradável e estimulante, contém maiores variedades de nutrientes;
  • Tome cuidado com frituras e alimentos com alto teor de gorduras, açúcares e sal. Se ingeridos em alta quantidade e por longos períodos, podem levar a problemas como hipertensão, diabetes, colesterol elevado e maior risco de doenças cardíacas e renais;
  • Ingira bastante líquidos, principalmente água;
  • Prefira alimentos frescos aos industrializados;
  • Planeje seu cardápio. Isso ajuda a manter uma alimentação equilibrada e evita o desperdício;
  • Fique atento ao armazenamento, transporte e higiene dos alimentos. Esses atos servem para prevenir intoxicações e infecções alimentares;
  • Caso faça suas refeições fora de casa, evite as redes de fast-food.


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Foto 2: Wikimedia Commons (PD US)

 

Presente no cardápio dos brasileiros, fruta melhora a digestão, é cicatrizante e ótima para regular o trânsito intestinal
Flickr / Japanexperterna.se / CC BY 2.0
Luana Viegas
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Data Publicação Destaque: 
quarta-feira, 13 Maio, 2015 - 11:30

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