estacaogeek.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Faça em casa: “Ovo” vegano de linhaça


Aí eu inventei de fazer um cupcake vegano no fim de semana. Por que? Sou vegana? Não. Prefiro comidas veganas? Não exatamente. Tinha ingrediente sobrando? Também. Num geral, minha motivação é sempre “fiz pois estava afim”.
Como tinha linhaça sobrando em casa, juntei o útil ao desejo e comecei fazendo esse famoso ovo de linhaça que roda a internet.

Ovo de linhaça vegano
Ele é um substituto em receitas que levam ovo para criar a liga e estrutura que o ovo traz para receitas assadas. Ou seja, ele funciona melhor em bolos, cupcakes, até panquecas funcionam já que vão “assar” na frigideira.
O porém? Seu resultado final tem um leve gosto de sementes – ora, você está usando sementes, né. Queria o quê? Hahaha. Mas eu aviso porque acho engraçado essa nossa vontade de comer algo, mas não ter o sabor desse algo ali. “Tem gosto de manteiga né?”, ué, foi feito com manteiga. Achou que ia ter gosto de quê, abacaxi?

Então, para fazer o ovo de linhaça é muito simples, mas seguem algumas dicas.

“Ovo” vegano de linhaça
Substituto de ovo em receitas veganas
Rende: o correspondente por 1 ovo na receita

1 colher de sopa de linhaça, moída
2 1/2 colheres de sopa de água filtrada

1 – É só misturar os dois em um potinho. Pronto, hahaha.
2 – No entanto, tem dicas: você tem que esperar um pouco e mexer pra ajudar a linhaça a formar uma gosminha com a água. Eu também optei por esquentar um pouco a mistura no microondas e isso ajudou a ficar mais gosmentinho ainda. Se ficar aguado demais, não faz direito o papel da liga na massa. Então, 7 a 10 segundos na potência alta do microondas já ta bom. Mexa novamente quando remover e espere esfriar completamente antes de usar.

Não tentei esse ovo com farinha de linhaça. Eu tinha linhaça inteira aqui, e usei meu moedor de café que também mói grãos para fazer uma farinha com a linhaça. Mas como podem ver pelas fotos, não fica bem FARINHA. Ficou mais pedaçudinho.
Na próxima é tentar com farinha mesmo e ver se a liga ocorre da mesma forma.
Esse “ovo” de linhaça fica levemente gosmento, se você pegar um pouco do líquido entre os dois dedos. Deve ser isso que simula efetivamente o ovo, porque parece um pouco as claras.
Algumas receitas indicam você testar até encontrar a quantidade certa de água pro preparo que você estiver fazendo. Algumas dizem que é 3 colheres de sopa pra 1 de linhaça, outras colocam só 2 colheres de sopa de água. Eu tentei com 3 e com 2 1/2 e achei que era melhor com menos. Na próxima vez, tentarei reduzir ainda mais pois achei que podia ficar mais gosmento ainda hahaha.

Ovo de linhaça vegano
Agora vamos usar muito isso em receitas por aqui, o que acham? Vocês sempre me pedem sugestões de receitas veganas, e agora vai ter sim. Aguardem!

E você, é vegano? Ou só experimentador da cozinha? Já fez ovo vegano? Tem outros tipos além do de linhaça, qual você fez? Manda a receita!

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.