fraseado.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

De olho nelas: Rússia e Sérvia



Só faltavam elas: Rússia e Sérvia finalmente definiram seus elencos para Olimpíada 2016.

 
Primeiro, falemos da Rússia:

Levantadoras: Ekaterina Pankova e Vera Vetrova

Opostas: Nataliya Goncharova e Daria Malygina

Ponteiras: Tatiana Kosheleva, Yana Shcherban e Irina Voronkova

Centrais: Irina Zaryazhko, Irina Fetisova e Anastasia Shlyakovaya

Líberos: Anna Malova, Elena Ezhova



A grande novidade desta lista é a presença da levantadora Vetrova, chamada nas últimas semanas para se juntar ao grupo. Ela chegou para ocupar o lugar da experiente Startseva, sobre quem pairam fortes suspeitas de dopping – e provavelmente está aí a explicação de sua ausência em mais uma Olimpíada.

A ponteira Ilchenko, que foi titular nas finais do GP, foi outra jogadora que ficou de fora, dando lugar à Voronkova, que também se juntou ao grupo recentemente. 
*****************************

Independentemente das escolhas finais de Marichev, sabemos bem que a ambição da Rússia na Rio 2016 passa pelos nomes de Goncharova e Kosheleva. Se elas estiverem em dias inspirados – as duas juntas –, são capazes de compensar o conjunto fraco que a seleção possui e levá-la a uma medalha.

A Rússia tradicionalmente costuma ser um time de mais individualidades do que de conjunto. Com as aposentadorias de Sokolova e Gamova, estas individualidades ficaram bem mais restritas. Porém, o time não evoluiu em nada nestes quatros anos no seu conjunto para compensar as baixas. 
A Rússia continua uma equipe de altos e baixos e muito pouco disciplinada - e o treinador parece só piorar esta situação. Sem comando e atrapalhado nas escolhas, Marichev apoiou-se nas jogadoras extraclasse que teve/tem em mãos e deixou as aplicações táticas de lado. Esqueceu-se de formar um time. É um desperdício ter à disposição a dupla de atacantes que tem e fazer um time tão limitado e pobre de recursos.

Por estas inconstâncias e pelo momento atribulado que vive com seu treinador, não será surpreendente se  a Rússia tropeçar na primeira fase contra a Coreia, logo sua segunda adversária na competição, e se complicar para as quartas de final.

*****************************

As 12 da Sérvia:

Levantadoras: Ognjenović e Zivkovic

Opostos: Brakocevic e Boskovic

Centrais: Veljkovic, Rasic e Stevanovic

Ponteiras: Nikolic, Mihajlovic, Malesevic e Busa;

Líbero: Popovic


Terzic seguiu a base das últimas convocações e escalações e, como era esperado, a Brakocevic, no seu retorno pós gravidez, desbancou a fraca oponente Malagurski. A surpresa, por assim dizer, ficou por conta da preferência do treinador em levar apenas uma líbero. Em todas as últimas competições importantes Popovic e Cebic se revezaram em quadra.

A defesa sérvia desta vez ficará por conta da jovem Popovic, que ganhou a posição da “olímpica” Cebic. Outra opção pela juventude ficou nas pontas com a Busa ao invés da Molnar. 

*****************************
A Sérvia é uma seleção que despontou como candidata à medalha no último ano e pode roubar a cena de um dos favoritos. É um time que, assim como a Rússia, se apoia muito na individualidade, mas que apresenta melhor qualidade e até maior repertório de ataque graças à boa levantadora Ognjenovic.

Porém, a seleção não é mais novidade, as grandes a conhecem e a respeitam. Por isso, a Sérvia precisará ser uma time bem mais consistente do que vem sendo até então.

Por ter o jogo muito dependente da Boskovic e da Mihajlovic é compreensível que o Terzic as tenha poupado durante o Grand Prix e até comemorado a não ida da Sérvia à fase final. Só que um time com pouca experiência de decisão e que fracassou no mata-mata nos últimos europeus, uma fase final de GP poderia ser importante. Sem contar que a Sérvia erra demais, tornando jogos que poderiam ser mais simples um desafio imenso para vitória. A meu ver, para corrigir estas questões não há outra saída senão jogar, jogar, jogar e jogar.

Estas horas a mais de voo podem fazer falta num torneio curto como a Olimpíada e num grupo complicado como o da Sérvia.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.