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5 dicas para aprimorar a gestão de sua pequena empresa em tempos instáveis


Com um cenário econômico instável, o desafio de gerir uma empresa aumenta. Para manter seu empreendimento em um constante crescimento eficiente mesmo diante de incertezas, é necessário ter confiança em seu negócio e descomplicar processos de gestão.

Mas qual é o melhor caminho para garantir uma gestão eficiente? Quais são as melhores alterativas de ação para garantir confiança e credibilidade em momentos como este? Como superar adversidades do mercado? Pensando em assegurar a eficiência da área gerencial das pequenas e médias empresas, elaboramos cinco dicas que podem ser úteis para os empreendedores:

1 – Garanta um bom planejamento e persiga suas metas: um planejamento com metas claras e definidas é essencial para qualquer área de negócio, até mesmo em momentos de economia estável. Em situações incertas, então, essa necessidade dobra de valor. Dessa forma, assegure a criação de um plano realista e garanta que as metas sejam seguidas. Uma boa dica é parar para analisar o cenário anterior da empresa, o que deu certo ou errado, para ajustar os próximos passos. Se sua empresa tiver em mãos um planejamento claro, fica mais fácil se resguardar de imprevistos.

2 – Aproxime-se de seus clientes para vender mais: você já sabe que o comportamento do consumidor mudou: hoje, ele está munido de informações muito antes de efetivamente realizar uma compra. Uma das estratégias mais inteligentes do mercado é antecipar-se a esse consumidor, oferecendo o que ele precisa, aumentando as chances de encantá-lo e surpreendê-lo. Isso garante vendas eficazes que, posteriormente, aumentam as chances de fidelização.

Contar com softwares que ajudem você a conhecer o seu consumidor não é um gasto, mas um investimento. É aí que entra a importância do CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), uma vez que ele consegue armazenar informações de compra, histórico de clientes, atendimento, propostas, negociações e demais detalhes sobre o processo de vendas.

A Microsoft pode auxiliar você nessa missão, com o Microsoft Dynamics, solução de CRM, pois fornece às empresas marketing mais inteligente, vendas efetivas e

atendimento ao cliente esteja ele onde estiver. É possível ter acesso às informações sociais, inteligência comercial e produtividade por meio das soluções Microsoft. O CRM pode ajudar a reduzir os custos e aumentar a lucratividade por meio da organização e automação dos processos comerciais – que estimulam o relacionamento e a satisfação dos clientes, em todas as interações: marketing, vendas e atendimento ao cliente.

3 – Repense seus investimentos: para se certificar que seus objetivos de investimento serão alcançados, é essencial assegurar a manutenção da estrutura do negócio e, após essa ação, seguir o processo de crescimento. Essa é a melhor hora para que as empresas parem e repensem em seus investimentos, vejam o que é bom e ruim para essa hora e façam investimentos condizentes com o momento.

4 – Não tenha medo de inovar: se você acha que este não é um momento para inovação, é aí que você se engana. Segundo Renato Fonseca, Gerente de Inovação e tecnologia do Sebrae-SP, tempos de turbulência econômica são bons momentos para mudar, aperfeiçoar ou inovar as ações de uma empresa. E se você acha que inovar é partir de uma ideia do zero, você está enganado. “É necessário desmitificar que inovação é feita apenas de ideias mirabolantes. Inovação é toda boa ideia que ajuda empresas a resolver problemas dos clientes. O dono do restaurante tinha uma prática e não estava pensando nas oportunidades, quando ele abriu a possibilidade de pensar no cliente, viu uma necessidade e a cobriu com uma solução. Isso é uma inovação que, por consequência, ainda aumenta o seu faturamento”, conta o especialista do Sebrae-SP. Dessa forma, sua empresa vai se manter competitiva e se destacar no mercado.

5 – Cuide das finanças da empresa: se assustar e cortar investimentos, reduzir produção e cortar colaboradores pode aumentar consideravelmente os custos de sua empresa. Atente-se aos dados financeiros, números de estoque, faça uma política interna incentivando a economia (como impressão em excesso, ligações desnecessárias, luzes acesas em ambientes vazios etc). Confira aqui 5 dicas para organizar as finanças de sua PME e modelos de planilhas em Excel para você se organizar.

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Quer aumentar suas vendas? Com o Microsoft Dynamics CRM Online você acompanha as informações dos seus clientes, melhora o atendimento e gera mais lucros para a sua empresa. Agregue inteligência ao seu negócio melhorando os resultados de vendas, de administração de processos e escutando e interagindo com os seus clientes nas mídias sociais. Aproveite e faça um teste online aqui. Em caso de dúvidas sobre o Dynamics CRM ou licenciamento Microsoft, entre em contato com o nosso time de suporte pelo chat online ou pelos telefones 11 4706 0900 (Grande São Paulo) e 0800 761 7454 (outras

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