geekiss.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

O que você faz com um problema?


Eu não sei como isto aconteceu, mas um dia eu tive um problema. Eu não queria isto. Eu não desejei isto. Eu realmente não gostei de ter um problema, mas isto estava ali”.

Este é o começo do novo livro que Kobi Yamada escreveu para suas filhas pequenas Shale e Ever. É um livro infantil, lindamente ilustrado em que um menino tem uma pequena nuvem negra que aparece do nada, bem acima da sua cabeça. O pequeno menino tenta enxotar, fazer caretas e tentar ignorar o problema, mas nada funciona.

A nuvem se transforma em uma pequena tempestade que o segue. E o menino começa a ficar preocupado se aquela tempestade iria levar todas as suas coisas que mais gosta. E quanto mais o menino se preocupava com o problema, maior ficava a tempestade. Ele tentava se esconder, mas a tempestade o encontrava. E o menino não pensava em mais nada, a não ser no problema que tinha. E o menino se deu conta de que era ele quem estava deixando o problema cada vez maior. E decidiu enfrentar o problema.

Aproximou-se do problema e percebeu que aquilo não era tão grande quanto parecia. E o que o surpreendeu é que viu algo interessante no problema: Havia uma oportunidade naquilo. Era uma oportunidade de aprendizado, de crescimento, de se tornar mais corajoso. Era uma oportunidade para fazer algo. E o menino percebe que descobriu o segredo dos problemas. Este é o livro que leio agora para as minhas filhas pequenas Helen e Stella.

O que os pais contam para seus filhos pequenos é o que acreditam. Se contar histórias de príncipes encantados que salvam princesas, acreditarão nisso. Da mesma forma, se contar a história dos três porquinhos, da cigarra e da formiga e da lebre e a tartaruga, também acreditarão na importância do trabalho e da persistência.

Um país se faz com homens e livros já dizia Monteiro Lobato. Homens não no sentido masculino do termo, mas sobre a importância da leitura na formação da humanidade.

Em um momento em que se prolifera leituras de 140 caracteres do Twitter, frases de impacto no Facebook ou mensagens decorativas no Instagram, Kobi Yamada viu nos livros uma oportunidade para empreender e para inspirar pessoas e fundou a Compendium, uma pequena editora baseada em Seattle, engajada em tornar o mundo melhor.

No seu negócio, ele usa o amor pelas suas filhas e pelas pessoas para inspirar, diariamente, outras milhares de crianças de todas as idades.

Se já tem um negócio ou pensa em montar um, busque inspiração (também) no negócio do Kobi. Analise como a sua visão de “Viver Inspirado” e sua missão de “Inspirar, educar, motivar e celebrar o mundo que amamos e vivemos” são tangibilizados em valores da empresa, produtos e serviços.

Em um mundo cheio de problemas, precisamos de empreendedores que não apenas pensam grande, mas que também pensam melhor. Em melhores pessoas, relacionamentos, vidas. Afinal, “todo problema tem uma oportunidade para algo bom. Você só tem que procurar por isto” – é o que fiz com o livro que leio para as minhas filhas.

Marcelo Nakagawa é Professor de Empreendedorismo do Insper e Diretor de Empreendedorismo da FIAP

 

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.