superjogosclick.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Todas as bolinhas na pele são verrugas? – Parte II


Queratoses seborreicas são pequenas “bolinhas” que aparecem na pele do rosto e do tronco na idade adulta e são benignas, mas podem incomodar do ponto de vista estético. Mas ela é uma verruga?

Bolinhas na pele
A queratose seborreica pode ter cor, relevo e tamanho variável. Lesão típica de qieratose seborreica no dorso de idoso.

Quando lemos o nome “queratosa seborreica” já é comum que se imagine algo muito grave, mas não é nada disso! E não, também não tem nada a ver com caspa e seborreia. O nome foi dado porque a superfície da lesão tem textura graxenta.

Esta é uma lesão benigna, que geralmente surge no tronco, face e dorso das mãos com a superfície áspera. Frequentemente são múltiplas, de tamanhos e cores diferentes. Algumas são bem clarinhas, quase que da cor da pele e com superfície levemente áspera. Outras já são bem mais escuras, e a superfície parece um cérebro, cheia de circunvoluções.

Iniciam com poucas lesões e vão aumentando com a idade. As das mãos são bem planas, quase não sobressaem do relevo da pele e por isso muitas vezes são confundidas com as manchas senis (melanoses solares). Não representam risco à saúde, já que não são contagiosas e nem risco de se transformarem em lesões malignas . É uma das queixas mais frequentes no consultório. Às vezes é confundida com verrugas, mas na maioria das vezes os pacientes estão preocupados se é algum tipo de câncer de pele.

Caso o aspecto incomode, as lesões podem ser retiradas no próprio consultório (pequenas cirurgias em consultório, por radioeletrocirurgia, sem necessidade de pontos). A cicatrização é excelente, desde que o paciente siga as orientações de não se expor ao sol após o procedimento . Existem outras formas de tratamento, como criocirurgia e até laser.

Outras lesões de pele benignas e malignas podem ser confundidas com a queratose seborreica:

Nunca tente retirar uma lesão que você acha que é uma queratose seborreica com produtos para verrugas e nem com substâncias congelantes! Você corre o risco de deixar marcas, cicatrizes e até queloides. Procure um médico especialista para o diagnóstico e tratamento adequados .



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


O post Todas as bolinhas na pele são verrugas? – Parte II apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Preencha o formulário abaixo e hospede seu
site grátis e sem complicações.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

BLOG Grátis

Seus textos, fotos e vídeos em um blog que é a sua cara.

* www.LOGIN.xpg.com.br

Concordo com os Termo de serviços do XPG

Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.